22/05/2008

Seminário - Viviane Rocha 29 Maio

PERFORMANCE E RITUAL:

CRUZAMENTOS ENTRE O SAGRADO E O PROFANO

Viviane Rocha

ESTC, 29 Maio, 14.30-16.30h


Viviane Rocha é artista multimídia, actriz, titereira, encenadora, arte-educadora e professora. Está cursando o doutorado em Artes Visuais no Instituto de Artes / Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Brasil; é Mestre em Artes Visuais / UFRGS; especialização em Museologia: Patrimônio Cultural / UFRGS; e tem o bacharelado em Filosofia / PUCRS / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Brasil.

A proposta do seminário é dar início a uma reflexão mais aprofundada sobre as manifestações ritualísticas identificadas na performance artística Memória do Afeto, e sobre os cruzamentos entre o sagrado e o profano nesta ação poética. Partindo inicialmente de algumas definições de ritual apresentadas por teóricos da antropologia, da sociologia, da filosofia e da história das religiões, busca compreender as conexões que estabelece com a arte contemporânea, particularmente com a arte da performance, nosso objeto de estudo. A seguir investiga a relação dialética entre o sagrado e o profano nesta expressão artística. Mas por tratar-se de uma performance cujo tema são questões da mulher e, além disso, apresentadas por performers mulheres, por fim interessa também observar como se estabelecem os vínculos entre o feminino e o sagrado.

1 comentário:

Y Gama disse...

O anúncio do próximo seminário, por ter como convidada uma personalidade com percurso de titereira, suscitou a ligação à passada apresentação do Kris indonésio : o espectáculo de Wayang Kulit ( sombra javanesa e sombra de balinesa) na sua vertente ritual e a função "sacerdotal" do Dalang ( o manipulador das sombras.
Á margem do seminário, poder-se-á falar um pouco desse "património imaterial da humanidade", assim declarado pela Unesco desde 2003 ?
Ildeberto Gama