27/02/2008

algumas pistas para começar....

A intersecção entre estes dois campos disciplinares – o teatro e a antropologia – tem sido objecto de reflexão e debate entre cientistas sociais, teatrólogos e artistas, e esse será também o ponto de partida nesta disciplina. Tentaremos, à luz de um enquadramento antropológico, explicitar e discutir os processos de construção de cultura e de afirmação identitária das sociedades humanas centrados nos seus modos de (a)presentação e de expressão – aquilo a que podemos chamar as suas expressões performativas. Tomemos aqui o seu sentido mais genérico enquanto modo de comunicação cuja essência demarca um acto de expressão (sentido e forma) e requer a consciência do(s) seu(s) executante(s), assim como solicita a sua apreciação por uma audiência. Como toda e qualquer actividade humana, as expressões performativas, são contextualizáveis; as suas formas, os seus sentidos e as suas funções podem ser social e culturalmente definidas. Enquanto práticas expressivas, as expressões performativas abrangem um largo espectro de actividades: das formas artísticas aos processos rituais, da religiosidade às cerimónias seculares, do jogo e da brincadeira ao desporto.

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